top of page

ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria trata da prevenção e tratamento das doenças orais em crianças, adaptando os cuidados à idade do paciente.

 

Em pacientes infantis, gerir o comportamento é essencial e começa pelo estabelecimento de uma relação de confiança e segurança desde a primeira visita.

 

Muitas crianças apresentam medo e ansiedade dos tratamentos dentários, geralmente devido a más experiências anteriores  ou medos não fundamentados vindos de comentários de outras pessoas. Por isso, recomendamos fazer uma primeira consulta por volta dos 3 anos de idade, quando a dentição decídua já está completa.

TRATAMENTO PREVENTIVO

Destina-se a proteger os dentes por meio de medidas como orientação para escovagem adequada, aplicação de flúor, selantes de fissuras, além do controle de hábitos e dieta alimentar. Após o exame da criança, será estabelecido um protocolo adaptado às necessidades da criança.

 

TRATAMENTO CONSERVADOR

Destina-se a tratar o dente doente para mantê-lo na boca o maior tempo possível. São as obturações de dentes decíduos ou permanentes e tratamentos pulpares (do nervo do dente).

 

TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA

O traumatismo dentário é a emergência que mais angustia os pais e o segundo motivo de consulta depois da cárie. A gravidade varia de uma pequena fratura de esmalte até a perda do dente devido ao traumatismo. O prognóstico do dente vai depender de como ele é manipulado e do tempo que decorre até ser atendido pelo profissional.

bottom of page